Claro que sim.
No meio evangélico, nem todos demonstram uma postura favorável em relação à filosofia,citando a advertência de Paulo em Colossenses 2.8, que diz: “Cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias...”.
Alguns ficam duvidosos sobre a maneira como se comportarem diante da filosofia. Alguns têm seguido Tertuliano, um dos pais da Igreja: “O que tem Atenas a ver com Jerusalém? Que concordância há entre a academia e a Igreja?”. Outro têm seguido Tomás de Aquino e encarado a filosofia como proveitosa, “servente para a teologia”.
Eu tenho alguns livros de filosofia em casa. Gosto de estudar a filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria »).
A filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos. Pensamento vem da palavra Epistemologia "Episteme" significa "ter ciência" "logia" significa estudo.
Didaticamente, a Filosofia divide-se em:
* Epistemologia ou teoria do conhecimento: trata da natureza crença, da justificação e do conhecimento.
* Ética: trata do certo e do errado, do bem e do mal.
* Filosofia da Arte ou Estética: trata do belo.
* Lógica: trata da preservação da verdade e dos modos de se evitar a inferência e raciocínio inválidos.
* Metafísica ou ontologia: trata da realidade, do ser e do nada.
No versículo citado, Paulo está claramente atacando uma forma peculiar de crença, mas é impossível identificá-la. Eu posso relacionar com qualquer uma das grandes escolas de filosofia conhecidas por nós do mundo greco-romano. A palavra grega filosofia (e seu cognato em latim) tinha uma variedade de significados na época de Paulo, dependendo do contexto, poderia ser traduzida para “religião”, “especulação” ou “investigação”.
Eu não acredito que Paulo está rejeitando o estudo da filosofia em Colossenses 2.8, mas, mesmo assim, essa passagem contém uma importante advertência que os cristãos precisam observar com atenção. Muitas vezes, o que separa a verdadeira sabedoria da falsa sabedoria é uma linha tênue que pode ser facilmente obscurecida por pessoas com motivos errados. A advertência de Paulo contra a “sabedoria deste mundo” (1Colossenses 1.20) deve servir para nos manter atentos aos perigos de rigorosas buscas intelectuais por conhecimento. Os cristãos precisam compreender os argumentos de quem pensa diferente e devemos estar preparados no mundo das ideias (a exemplo de Paulo, em Atenas), mas também precisam ser cuidadosos, a fim de não tirarem seus olhos daquele que é o Autor e Consumador da nossa fé (Hebreus 12.2).
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
domingo, 1 de julho de 2012
No que acreditam os dispensacionalistas?
Eu não sou dispensacionalista. Não acredito no que eles acreditam.
Entre os dispensacionalistas há uma grande diferença de opinião, e qualquer tentativa de entender os pontos de vista deles será um fracasso. A maioria dos evangélicos e quase a totalidade dos pentecostais são dispensacionalistas. Entenda que o que apresento é o ponto de vista da maioria (mas não de todas) pessoas evangélicas.
Você sabe que quando Jesus retornar, não só os incrédulos, mas também os crentes, ainda estarão na terra (1Tessalonicenses 4.15,17).
E o que acontecerá a estes crentes que permaneceram e aos que já tiverem morrido?
Os dispensacionalistas apelam para Gênesis 5.21-24; João 14.1-3; e 1 Tessalonicenses 3.11-13, em defesa de suas teorias relativas ao arrebatamento.
Os dispensacionalistas acreditam em duas segundas vindas de Cristo. Eles acreditam, que haverá uma primeira segunda vinda a qual eles dão o nome de “arrebatamento”, e uma segunda segunda vinda, a qual eles dão o nome de “revelação”. Em defesa da primeira segunda vinda eles apelam a Gênesis 5.21-24 e a João 14.1-3, e em defesa da segunda segunda vinda eles apelam a 1 Tessalonicenses 3:11-13. Portanto, eles falam de uma vinda de Cristo “para” os seus santos (o arrebatamento), e uma vinda “com” os seus santos (a revelação). Estas duas vindas estão, supostamente, separadas por um intervalo de sete anos.
Os dispensacionalistas nos falam que o arrebatamento será invisível e inaudível. Digamos que um dispensacionalista projete seus pensamentos para o futuro, e produza um jornal – quer dizer, um “extra” – como ele pensa que será a imprensa um dia depois da primeira segunda vinda de Cristo ? Este jornal descreve um homem que, ao despertar, descobre, para seu terror, que sua esposa não está mais ao seu lado na cama. Também sua filha desapareceu misteriosamente. Por toda parte da cidade desapareceram sem deixar vestígios. Estes são os verdadeiros crentes, que foram arrebatados para que durante sete anos eles possam desfrutar de supremo regozijo com o seu Senhor no céu. Isto é chamado de “as bodas do Cordeiro”.
Agora, na terra, durante estes mesmo sete anos, o Senhor começa a tratar novamente com os judeus. Eles voltam ao seu próprio país. Embora, no princípio, muitos deles sirvam ao Anticristo, eles (ou muitos deles) subseqüentemente vêem seus erros e aceitam a Cristo. Mas isto significará grande tribulação para eles (alguns deles serão mortos até mesmo pelo Anticristo, de forma que, quando os sete anos terminarem, terá de haver uma ressurreição dos santos da tribulação).
Quando o sete anos (a septuagésima semana de Daniel 9.27) terminarem, Cristo e os seus redimidos retornarão do céu para a grande batalha, ou seja, o Armagedom. Esta é a vinda “com” os santos (1Tessalonicenses 3.13). Eles caem sobre o Anticristo e suas hostes, para a libertação daqueles que, durante os sete anos de tribulação, foram convertidos.
Entre os dispensacionalistas há uma grande diferença de opinião, e qualquer tentativa de entender os pontos de vista deles será um fracasso. A maioria dos evangélicos e quase a totalidade dos pentecostais são dispensacionalistas. Entenda que o que apresento é o ponto de vista da maioria (mas não de todas) pessoas evangélicas.
Você sabe que quando Jesus retornar, não só os incrédulos, mas também os crentes, ainda estarão na terra (1Tessalonicenses 4.15,17).
E o que acontecerá a estes crentes que permaneceram e aos que já tiverem morrido?
Os dispensacionalistas apelam para Gênesis 5.21-24; João 14.1-3; e 1 Tessalonicenses 3.11-13, em defesa de suas teorias relativas ao arrebatamento.
Os dispensacionalistas acreditam em duas segundas vindas de Cristo. Eles acreditam, que haverá uma primeira segunda vinda a qual eles dão o nome de “arrebatamento”, e uma segunda segunda vinda, a qual eles dão o nome de “revelação”. Em defesa da primeira segunda vinda eles apelam a Gênesis 5.21-24 e a João 14.1-3, e em defesa da segunda segunda vinda eles apelam a 1 Tessalonicenses 3:11-13. Portanto, eles falam de uma vinda de Cristo “para” os seus santos (o arrebatamento), e uma vinda “com” os seus santos (a revelação). Estas duas vindas estão, supostamente, separadas por um intervalo de sete anos.
Os dispensacionalistas nos falam que o arrebatamento será invisível e inaudível. Digamos que um dispensacionalista projete seus pensamentos para o futuro, e produza um jornal – quer dizer, um “extra” – como ele pensa que será a imprensa um dia depois da primeira segunda vinda de Cristo ? Este jornal descreve um homem que, ao despertar, descobre, para seu terror, que sua esposa não está mais ao seu lado na cama. Também sua filha desapareceu misteriosamente. Por toda parte da cidade desapareceram sem deixar vestígios. Estes são os verdadeiros crentes, que foram arrebatados para que durante sete anos eles possam desfrutar de supremo regozijo com o seu Senhor no céu. Isto é chamado de “as bodas do Cordeiro”.
Agora, na terra, durante estes mesmo sete anos, o Senhor começa a tratar novamente com os judeus. Eles voltam ao seu próprio país. Embora, no princípio, muitos deles sirvam ao Anticristo, eles (ou muitos deles) subseqüentemente vêem seus erros e aceitam a Cristo. Mas isto significará grande tribulação para eles (alguns deles serão mortos até mesmo pelo Anticristo, de forma que, quando os sete anos terminarem, terá de haver uma ressurreição dos santos da tribulação).
Quando o sete anos (a septuagésima semana de Daniel 9.27) terminarem, Cristo e os seus redimidos retornarão do céu para a grande batalha, ou seja, o Armagedom. Esta é a vinda “com” os santos (1Tessalonicenses 3.13). Eles caem sobre o Anticristo e suas hostes, para a libertação daqueles que, durante os sete anos de tribulação, foram convertidos.
segunda-feira, 1 de março de 2010
Por que devemos ler e estudar a Bíblia ?
Devemos ler e estudar a Bíblia porque é a Palavra de Deus. Em 2 Timóteo 3.16 esta escrito que a Bíblia é “divinamente inspirada”. Em outras palavras, é a Palavra de Deus a nós. Mas se esse meu argumento não lhe convenceu, lhe darei 7 motivos:
1.Há tantas perguntas feitas que Deus responde a nós nas Escrituras: Qual o propósito da vida? De onde venho? Há vida após a morte? O que acontece após a morte? Como posso chegar ao céu? Por que o mundo está cheio do mal? Por que luto tanto para fazer o que é certo? Além dessas perguntas, a Bíblia dá muitos conselhos práticos em áreas como: O que devo procurar em um cônjuge? Como posso ter um casamento bem sucedido? Como posso ser um bom amigo? Como posso ser um bom pai ou uma boa mãe? O que é o sucesso e como consegui-lo? Como posso mudar? O que realmente importa na vida? Como posso viver de modo a não olhar pra trás e me arrepender? Como posso agradar a Deus? Como posso obter perdão? Como posso lidar com as circunstâncias injustas e acontecimentos ruins na vida de forma vitoriosa?
2.Devemos ler e estudar a Bíblia porque ela é totalmente confiável, sem erro. A Bíblia é única entre tantos livros chamados “sagrados”, pois não dá simplesmente ensinamentos morais dizendo: “confie em mim”. Ao contrário, nos dá a capacidade de testá-la verificando as centenas de detalhadas profecias que faz, verificando os registros históricos que faz, e checando os fatos científicos que relata. Aqueles que dizem que a Bíblia tem erros, estão errados. Eu acredito que a Palavra de Deus é verdadeira. Ela fala de áreas espirituais que não posso verificar com meus sentidos, mas ela também fala de áreas que eu posso verificar como exatidão histórica, científica e profética.
3.Devemos ler e estudar a Bíblia porque Deus não muda e porque a natureza humana não muda: a Bíblia é tão relevante para nós quanto o era quando foi escrita. Enquanto a tecnologia se transforma ao nosso redor, os desejos e natureza da humanidade não mudam. Você achará, ao ler as páginas da história bíblica, que, falando de relações pessoais ou sociedades, “não há nada novo debaixo do sol”. E enquanto a humanidade, como um todo, continua a buscar amor e satisfação em todos os lugares errados, Deus, nosso bom e amoroso Criador, nos diz que nos trará alegria DURADOURA. Sua Palavra revelada, as Escrituras, são tão importantes que delas disse Jesus: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). Em outras palavras, se você quer viver a vida em seu máximo potencial, como foi a intenção de Deus, ouça e considere a palavra escrita de Deus... isto é mais importante do que comer!
4.Devemos ler e estudar a Bíblia porque há tantos ensinamentos falsos ao nosso redor, mas a Bíblia nos dá um padrão de medida pelo qual podemos diferenciar a verdade do engano. Ela nos diz como é Deus. Ter uma impressão errada de Deus é adorar a um “ídolo” ou “falso deus”, pois assim estamos adorando algo que não é Ele! A Bíblia nos diz como alguém verdadeiramente chega ao céu... e não é por ser bom ou batizado, ou por nada mais que POSSAMOS FAZER (João 14:6; ; Efésios 2:1-10; Isaías 53:6; Romanos 3:10 em diante, 5:8; 6:23; 10:9-13). Neste pensamento, a Palavra de Deus nos mostra o quanto Deus nos ama (Romanos 5:6-8; Isaías 53:1 em diante.), e é aprendendo isto que somos levados a amá-Lo também (I João 4:19).
5.A Bíblia vai equipar você para servir a Deus (2 Timóteo 3.17; Efésios 6.17; Hebreus 4.12). Ela ajudará você a saber como ser salvo de seu pecado e sua consequência básica (II Timóteo 3:15). Obedecer e meditar na Bíblia trará sucesso em sua vida (Josué 1.8; Tiago 1:25). A Palavra de Deus ajudará a você a ver o pecado em sua vida e a livrar-se dele (Salmo 119.9-11). Ela guiará você em sua vida, fazendo com que se torne mais sábio do que mestres (Salmos 32:8; 119-99; Provérbios 1:6). A Bíblia ajudará você a não perder anos de sua vida em coisas que não duram e não importam (Mateus 7.24-27).
6.Ler e estudar a Bíblia vai ajudar você a ver além da “isca” atrativa, enxergando o doloroso “anzol” nas tentações cheias de pecado, para que você aprenda com os erros dos outros ao invés de cometê-los você mesmo. A experiência é um grande mestre, mas quando se trata de aprender do pecado, é um mestre terrivelmente duro. É muito melhor aprender pelo erro dos outros. Há tantos personagens da Bíblia para termos como exemplo e aprender, tanto modelos positivos quanto negativos, ambos muitas vezes vindo da vida da mesma pessoa em diferentes momentos. Por exemplo, Davi, ao derrotar o Gigante Golias, nos ensina que Deus é maior que tudo aquilo que nos pede para enfrentar (I Samuel 17). Davi, ao ceder à tentação de cometer adultério com Bate-Seba, revela quão duradouras e terríveis podem ser as conseqüências de “momentos de prazer” (2 Samuel 11 em diante). Conhecer a Bíblia nos dá uma real esperança e paz quando tudo ao nosso redor parece estar se desmoronando (Romanos 15.4; Salmo 112.7; Habacuque 3.17-19).
7.A Bíblia é um livro que não se destina a uma mera leitura. É um livro para se estudar, para que possa ser aplicado. Do contrário, é como engolir a comida sem mastigar, e depois colocá-la pra fora novamente... não se ganha valor nutricional assim. A Bíblia é a Palavra de Deus. Como tal, é tão coesa quanto as leis da natureza. Você pode ignorá-la, mas o fará para seu próprio sofrimento, como seria se ignorasse a lei da gravidade. Não se consegue enfatizar de forma suficiente o quanto a Bíblia é importante em nossas vidas. Estudar a Bíblia pode ser comparado a procurar por ouro. Se você fizer pouco esforço e simplesmente “procurar entre as pedras do rio” você apenas encontrará pó de ouro. Mas, quanto mais você se esforçar para “cavar o ouro”, mais recompensa obterá por seus esforços.
1.Há tantas perguntas feitas que Deus responde a nós nas Escrituras: Qual o propósito da vida? De onde venho? Há vida após a morte? O que acontece após a morte? Como posso chegar ao céu? Por que o mundo está cheio do mal? Por que luto tanto para fazer o que é certo? Além dessas perguntas, a Bíblia dá muitos conselhos práticos em áreas como: O que devo procurar em um cônjuge? Como posso ter um casamento bem sucedido? Como posso ser um bom amigo? Como posso ser um bom pai ou uma boa mãe? O que é o sucesso e como consegui-lo? Como posso mudar? O que realmente importa na vida? Como posso viver de modo a não olhar pra trás e me arrepender? Como posso agradar a Deus? Como posso obter perdão? Como posso lidar com as circunstâncias injustas e acontecimentos ruins na vida de forma vitoriosa?
2.Devemos ler e estudar a Bíblia porque ela é totalmente confiável, sem erro. A Bíblia é única entre tantos livros chamados “sagrados”, pois não dá simplesmente ensinamentos morais dizendo: “confie em mim”. Ao contrário, nos dá a capacidade de testá-la verificando as centenas de detalhadas profecias que faz, verificando os registros históricos que faz, e checando os fatos científicos que relata. Aqueles que dizem que a Bíblia tem erros, estão errados. Eu acredito que a Palavra de Deus é verdadeira. Ela fala de áreas espirituais que não posso verificar com meus sentidos, mas ela também fala de áreas que eu posso verificar como exatidão histórica, científica e profética.
3.Devemos ler e estudar a Bíblia porque Deus não muda e porque a natureza humana não muda: a Bíblia é tão relevante para nós quanto o era quando foi escrita. Enquanto a tecnologia se transforma ao nosso redor, os desejos e natureza da humanidade não mudam. Você achará, ao ler as páginas da história bíblica, que, falando de relações pessoais ou sociedades, “não há nada novo debaixo do sol”. E enquanto a humanidade, como um todo, continua a buscar amor e satisfação em todos os lugares errados, Deus, nosso bom e amoroso Criador, nos diz que nos trará alegria DURADOURA. Sua Palavra revelada, as Escrituras, são tão importantes que delas disse Jesus: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). Em outras palavras, se você quer viver a vida em seu máximo potencial, como foi a intenção de Deus, ouça e considere a palavra escrita de Deus... isto é mais importante do que comer!
4.Devemos ler e estudar a Bíblia porque há tantos ensinamentos falsos ao nosso redor, mas a Bíblia nos dá um padrão de medida pelo qual podemos diferenciar a verdade do engano. Ela nos diz como é Deus. Ter uma impressão errada de Deus é adorar a um “ídolo” ou “falso deus”, pois assim estamos adorando algo que não é Ele! A Bíblia nos diz como alguém verdadeiramente chega ao céu... e não é por ser bom ou batizado, ou por nada mais que POSSAMOS FAZER (João 14:6; ; Efésios 2:1-10; Isaías 53:6; Romanos 3:10 em diante, 5:8; 6:23; 10:9-13). Neste pensamento, a Palavra de Deus nos mostra o quanto Deus nos ama (Romanos 5:6-8; Isaías 53:1 em diante.), e é aprendendo isto que somos levados a amá-Lo também (I João 4:19).
5.A Bíblia vai equipar você para servir a Deus (2 Timóteo 3.17; Efésios 6.17; Hebreus 4.12). Ela ajudará você a saber como ser salvo de seu pecado e sua consequência básica (II Timóteo 3:15). Obedecer e meditar na Bíblia trará sucesso em sua vida (Josué 1.8; Tiago 1:25). A Palavra de Deus ajudará a você a ver o pecado em sua vida e a livrar-se dele (Salmo 119.9-11). Ela guiará você em sua vida, fazendo com que se torne mais sábio do que mestres (Salmos 32:8; 119-99; Provérbios 1:6). A Bíblia ajudará você a não perder anos de sua vida em coisas que não duram e não importam (Mateus 7.24-27).
6.Ler e estudar a Bíblia vai ajudar você a ver além da “isca” atrativa, enxergando o doloroso “anzol” nas tentações cheias de pecado, para que você aprenda com os erros dos outros ao invés de cometê-los você mesmo. A experiência é um grande mestre, mas quando se trata de aprender do pecado, é um mestre terrivelmente duro. É muito melhor aprender pelo erro dos outros. Há tantos personagens da Bíblia para termos como exemplo e aprender, tanto modelos positivos quanto negativos, ambos muitas vezes vindo da vida da mesma pessoa em diferentes momentos. Por exemplo, Davi, ao derrotar o Gigante Golias, nos ensina que Deus é maior que tudo aquilo que nos pede para enfrentar (I Samuel 17). Davi, ao ceder à tentação de cometer adultério com Bate-Seba, revela quão duradouras e terríveis podem ser as conseqüências de “momentos de prazer” (2 Samuel 11 em diante). Conhecer a Bíblia nos dá uma real esperança e paz quando tudo ao nosso redor parece estar se desmoronando (Romanos 15.4; Salmo 112.7; Habacuque 3.17-19).
7.A Bíblia é um livro que não se destina a uma mera leitura. É um livro para se estudar, para que possa ser aplicado. Do contrário, é como engolir a comida sem mastigar, e depois colocá-la pra fora novamente... não se ganha valor nutricional assim. A Bíblia é a Palavra de Deus. Como tal, é tão coesa quanto as leis da natureza. Você pode ignorá-la, mas o fará para seu próprio sofrimento, como seria se ignorasse a lei da gravidade. Não se consegue enfatizar de forma suficiente o quanto a Bíblia é importante em nossas vidas. Estudar a Bíblia pode ser comparado a procurar por ouro. Se você fizer pouco esforço e simplesmente “procurar entre as pedras do rio” você apenas encontrará pó de ouro. Mas, quanto mais você se esforçar para “cavar o ouro”, mais recompensa obterá por seus esforços.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Quem é Jesus?
Jesus não é apenas um personagem histórico importante, também não é alguém para ser lembrado apenas em datas comemorativas, como seu nascimento e sua morte. Jesus é o nome que dividiu a história em antes e depois dEle.
Jesus é o Filho de Deus que se fez homem e morreu na cruz do calvário para nos dar a oportunidade de alcançarmos a salvação de nossas almas. A morte de Jesus foi um gesto de amor e misericórdia e por mais que você tente não vai conseguir entender a dimensão deste amor.
Com base na Bíblia, eu afirmo que Jesus é:
O Salvador da sua alma. Basta você crer e aceitá-lo como seu Senhor e Salvador.
João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
AquEle que pode te libertar dos vícios e curar doenças do corpo e da alma. Pode te abençoar e transformar completamente sua vida e a vida de toda sua família.Mateus 11.28: Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mas também é aquele que tem o poder de lançar no inferno todos aqueles que recusarem a crer.Lucas 12 4-5: Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer.Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei.
Jesus está vivo e é o único Caminho que poderá conduzir você até a vida eterna, não há intermediários nem intercessores, creia apenas, porque a salvação só existe em Jesus.
Procure conhecer melhor Jesus, pois ele conhece todas as suas ações, sejam elas boas ou más, conhece seus pensamentos, suas vontades e seus desejos.Hoje, ele está te oferecendo uma oportunidade que não deve ser desprezada, a oportunidade de conhecê-lo e aceitá-lo como o Salvador de sua alma.
Pense nisso e não deixe para amanhã a salvação que está sendo oferecida agora
Jesus é o Filho de Deus que se fez homem e morreu na cruz do calvário para nos dar a oportunidade de alcançarmos a salvação de nossas almas. A morte de Jesus foi um gesto de amor e misericórdia e por mais que você tente não vai conseguir entender a dimensão deste amor.
Com base na Bíblia, eu afirmo que Jesus é:
O Salvador da sua alma. Basta você crer e aceitá-lo como seu Senhor e Salvador.
João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
AquEle que pode te libertar dos vícios e curar doenças do corpo e da alma. Pode te abençoar e transformar completamente sua vida e a vida de toda sua família.Mateus 11.28: Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mas também é aquele que tem o poder de lançar no inferno todos aqueles que recusarem a crer.Lucas 12 4-5: Digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo, e depois disso nada mais podem fazer.Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei.
Jesus está vivo e é o único Caminho que poderá conduzir você até a vida eterna, não há intermediários nem intercessores, creia apenas, porque a salvação só existe em Jesus.
Procure conhecer melhor Jesus, pois ele conhece todas as suas ações, sejam elas boas ou más, conhece seus pensamentos, suas vontades e seus desejos.Hoje, ele está te oferecendo uma oportunidade que não deve ser desprezada, a oportunidade de conhecê-lo e aceitá-lo como o Salvador de sua alma.
Pense nisso e não deixe para amanhã a salvação que está sendo oferecida agora
Assinar:
Postagens (Atom)